sexta-feira, 2 de junho de 2017

Leituras: Energia Nuclear: Uma opção para Portugal?




O País encontra-se numa encruzilhada histórica e dramática. Ou encontra competitividade no seu sistema produtivo, ou estará condenado a prosseguir nas próximas décadas o plano inclinado para um endividamento e empobrecimento crescentes.

A energia, como factor na base de toda a actividade económica, terá que ser ela própria capaz de ser exportável, e de contribuir para a capacidade exportadora do tecido produtivo nacional. O cluster eólico, devido aos limites técnicos na injecção na rede, deveria ser reorientado para a exportação.

A energia nuclear é hoje a energia mais procurada para substituir as formas convencionais de geração eléctrica de forma competitiva, segura e sem emissões significativas de GEE’s (mesmo nos Países do Médio-Oriente). A sua introdução em Portugal é condição indispensável e incontornável, no estado actual da tecnologia de energia, para reganhar competitividade.

Pedro de Sampaio Nunes, «Energia Nuclear: Uma opção para Portugal?», Sociedade de Geografia de Lisboa, 24 de Novembro de 2009